quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Itajaí recebe prova de Certificação Internacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento


No dia 21 de julho Itajaí foi sede das provas de Certificação Internacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento. É a quarta vez que Santa Catarina é sede do evento, que é promovido em conjunto pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Associação Brasileira de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Abresc).

No total, 13 cães participam de provas de busca urbana, com simulação de desabamento de edifícios, e busca rural, com pessoas perdidas nas matas. Além de auxiliar as supostas vítimas, para serem considerados aptos, os cães precisam passar por rigorosos testes de obediência e superação de obstáculos.

A Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO) está presente em 35 países. Ela regula internacionalmente o padrão dos cães que a ONU estabelece para a atuação em catástrofes. Na América Latina a IRO realiza provas de certificação no Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina.

Blumenau, esteve presente nessa etapa, que com o Sd BM Leonardo e seu cão Arcanjo, foram merecedores de mais uma certificação. Agora Arcanjo está apto a atuar internacionalmente em buscas rurais, com certificação rural nível B, onde localizou 3 vítimas em 20 min; Arcanjo é certificado também em buscas urbanas, nível A, sendo que buscou 2 vítimas num tempo de 15 minutos. Este mérito é fruto de muito trabalho e dedicação, que demonstram o quão importante é o emprego de cães de resgate nas diversas atividades de busca, resgate e salvamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário